Interação Vs. Navegação

Design de interação

Antes de começarmos o importante é saber o significado da palavra interação no contexto da web. O termo interação jé está bem “desgastado” pra todo o lado ouvimos falar de interação, mas no universo da web o que seria a tal da interação?

A interação é quando há uma troca de informação entre dois meios por exemplo usuário e máquina, no nosso caso usuário e interface. Podemos qualificar a interação de alguns níveis deis do mais básico até o mais complexo, por exemplo, um televisão antigamente tinha um nível de interação 0, pois as duas unicas coisas que você podia fazer era ligar/desligar e mudar de canal. Nos dias de hoje conseguimos fazer muito mais do que apenas ligar/desligar e mudar de canal, com o advento da tecnologia começaram a surgir novos modelos de televisão como por exemplo a televisão digital, onde a intenção é existir uma maior interação do usuário onde ele possa interferir na programação, na interface e tudo isso em tempo real.

Na web também podemos classificar interação em níveis, por exemplo, um simples clique pode ser considerado nivel de interação 0 por ser o mais básico, e o uso de uma web cam um nível 2. Interação no contexto web é intendido como a resposta da interface para cada ação do usuário, oque acontece com a interface quando eu clico ou arrato algum objeto.

Muito visto como um alto grau de interação hoje em dia são os sites colaborativos como por exemplo a wikipédia, onde o site “sobrevive” devido aos usuários, pois eles que postam o conteúdo do mesmo.

O grande problema de sites colaborativos que eles podem “morrer” devido a falta de conteúdo.

Design de Navegação

Muito confundido como design de interação devido ao nome, mas o design de navegação não passa da anatiga arquitetura de informação, onde avaliamos como a informação está ditribuida, se está visível, acessível e separada corretamente.

O arquiteto de informação ou designer de navegação tem a missão de desenvolver wireframes (estrutura de diagramação do site), de uma forma que o site não fique confuso.
O conteúdo do site e o design de navegação sempre andam de mãos dadas, pois não há como fazer um bom design de navegação sem saber com qual tipo de conteúdo estamos trabalhando ou qual o público alvo.